DIRETÓRIO ACADÊMICO REGINALDO ESTEVES

ALUNOS DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Curso de Arquitetura informa

Prezados colegas e alunos da UFPE, do CAC, do DAU,

Escrevo em nome do Núcleo Docente Estruturador do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (professores Patrícia Porto, Luís Amorim, Luís de la Mora, Gilson Gonçalves e eu), para divulgar informações sobre o nosso Novo Currículo e sobre a abertura do semestre letivo que ocorrerá nesta quinta-feira, a partir das 9:00 horas da manhã, no Auditório 2 do CAC.

Informamos:

1. Estamos muito felizes em informar que após dez anos de trabalhos dos professores do DAU o novo Projeto Pedagógico foi concluído, reconhecida sua importância e aprovado o novo currículo pelas instâncias superiores da UFPE;

2. Estamos iniciando nossas atividades do semestre com a semana que denominamos de “Capo”, numa referência simbólica ao “início” de uma composição musical, com uma recepção aos novos alunos; apresentação da nova estrutura curricular e que culminará, às 11:00 horas, com a conferência de abertura que será proferida pela professora Angela de Almeida Souza, coordenadora do nosso Programa de Pós-graduação – o MDU;

3. Sobre o tema da conferência, gostaria de acrescentar que ele se insere nas metas do Novo Curso que é, ao estabelecer ações pedagógicas que visem o desenvolvimento de condutas e atitudes com responsabilidade técnica e social (Item 4.2 do PPC)”, oferecer instrumentos e conteúdos necessários para implementar uma visão geral do aluno sobre os diversos problemas da arquitetura, do urbanismo e do paisagismo, objetivando o amadurecimento precoce do aluno.

Portanto, ao inserir o tema “Leis urbanas versus arquitetura, urbanismo e paisagismo: criatividade e ética”, estamos justamente iniciando os alunos a já refletirem sobre a ótica da legislação não como instrumento “punitivo” e passivo, mas como um dos instrumentos dinâmicos que podem contribuir para a conformação espacial e paisagística de nossas cidades. Nesse sentido, é impar a abordagem da professora Angela Souza sobre a questão.

Maria de Jesus de Britto Leite

Anúncios

No comments yet»

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: